Ana Isabel Fazendeiro, Graciete Costa, Natália Couceiro, Paula Rodrigues, Rosário Cunha, Fernando Rodrigues

Translate

terça-feira, 16 de abril de 2013

Anticorpos anti - Ku

Anticorpos anti - antigénio nuclear, não histona, localizado nos nucléolos da maioria das células. O antigénio Ku é um heterodímero composto por duas subunidades de 70 kD (Ku 70) e 80 kD (Ku 80), associado a uma proteína de aproximadamente 460 kD, com actividade de quinase.
O antigénio Ku é fundamental para a união das extremidades de cadeias ADN não homólogas. Esta via previne a morte celular ou as mutações causadas por roturas de ADN bicatenário.
A prevalência dos anticorpos anti - Ku é muito superior nos indíviduos afro - americanos com lúpus, relativamente aos caucasianos.
A presença de anticorpos anti - Ku associa-se a um padrão de fluorescência nuclear homogéneo ou granular denso, com nucléolos positivos.
Estes autoanticorpos surgem nos doentes com Síndrome de Sjögren primário (>20%), com lúpus (6%) - sobretudo em população japonesa, com cirrose biliar primária (33%), com miosite (1-7%) e com artrite reumatóide (1%).


    Hep2 (x630) - Anticorpos anti - Ku. Padrão de fluorescência nuclear homogéneo ou granular denso, com nucléolos positivos.

     Hep2 (x630) - Anticorpos anti - Ku

     Hep2 (x630) - Anticorpos anti - Ku

     Hep2 (x630) - Anticorpos anti - Ku

     Hep2 (x630) - Anticorpos anti - Ku


Sem comentários:

Enviar um comentário